#99 || Pernambuco contra o novo coronavírus

Sexta, 22.05.2020

LEITOS | Hoje (22), Pernambuco alcançou a marca de 600 leitos de UTI abertos para atendimento exclusivo aos pacientes do SUS com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos ou confirmados para Covid-19. O número reflete a constante ampliação da rede de saúde pública no Estado para o enfrentamento à pandemia. Até agora, já são mais de 1,3 mil vagas, sendo 600 de UTI – todas ativas. As vagas são disponibilizadas na Central Estadual de Regulação de Leitos, que é responsável pela regulação e encaminhamento dos pacientes.

= > De sua casa, onde cumpre isolamento após ter testado positivo para Covid-19, o governador Paulo Câmara gravou uma mensagem em que agradece pelas manifestações de apoio e o empenho da população com o isolamento, e pede ainda mais atenção e esforço para a próxima semana de quarentena. Confira: https://youtu.be/X991BvSifUY.

CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta sexta (22), 1.849 novos casos de Covid-19 no Estado – são 25.760 no total. Entre aqueles confirmados hoje (22), 432 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.417 são casos leves. Do total de 25.760, 11.845 são graves e 13.915 leves. Dos graves, 1.980 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 4.458 estão internados, sendo 236 em UTI e 4.222 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim aponta que 4.361pessoas já estão recuperadas da doença. Também foram computados 132 novos óbitos, ocorridos entre os 01.05 e 21.05, totalizando 2.057 mortes pela Covid-19 no Estado. Confira os detalhes: https://bit.ly/3ebJOpO.

ISOLAMENTO | De 16 a 21 de maio, o isolamento social cresceu 11,5% nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Olinda. Os dados são da InLoco, empresa de tecnologia do segmento de geolocalização que tem monitorado as taxas de isolamento na quarentena. Ontem (21), nas cinco cidades da RMR, a taxa média de isolamento social chegou aos 50,3%, contra 48,4% da quinta-feira da semana passada, antes do início da Operação Quarentena. Confira os índices nas cidades: http://www.pe.gov.br/b/22681.

TRANSPARÊNCIA | O Governo disponibiliza, para consulta, um acervo de documentos e dados referentes às despesas com o combate à Covid-19 em Pernambuco. O Portal da Transparência tem uma área com informações relacionadas por tópicos onde é possível acessar o site da Secretaria Estadual de Saúde, que apresenta todos os gastos com contratações e compras emergenciais, além de um painel específico de despesas detalhadas relacionadas ao Novo Coronavírus, com dados discriminados por secretaria. Todas as informações estão em permanente atualização. https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/transparencia-no-combate-a-pandemia-da-covid-19/.

ATENDE EM CASA | Amanhã (23), os municípios de Altinho, Bezerros, Manari,  Buíque, Exu, Ipubi e Santa Cruz também poderão acessar o Atende em Casa. Juntas, as cidades têm população total de 241.659 pessoas. Já são 100 municípios contemplados com a ferramenta, que orienta usuários com sintomas gripais, e 6,9 milhões de pernambucanos beneficiados, o que equivale a mais de 70% da população do Estado. Acesse pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe o app em smartphones com sistema Android.

ÔNIBUS | A partir deste domingo (24), e enquanto durar a quarentena nas cinco cidades da RMR, o direito à meia passagem aos domingos com o cartão VEM Comum está suspenso. A decisão visa contribuir com as ações de isolamento social, para que só saiam de casa os profissionais de serviços essenciais. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações. https://bit.ly/3bSTXGj.

RODÍZIO | O TJPE negou, na noite de quinta (21), um pedido de liminar apresentado pelos partidos PSC e PL contra o rodízio de veículos em cinco cidades da RMR durante a quarentena. Em sua decisão, o desembargador Francisco Manoel Tenório dos Santos confirmou a competência do Estado para editar a norma, assim como a constitucionalidade do artigo que trata do rodízio. Já foram indeferidas outras seis ações que questionavam a norma, em âmbito estadual e federal. http://www.pe.gov.br/b/22680.

FAKE NEWS | Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira outros boatos já desmentidos no site: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/.

Medidas e decretos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#medidas.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *