A PALMA COMO ALIMENTO

De Cláudio de Melo Silva – Olinda/PE

 A PALMA e o capim como ALIMENTOS DAS PESSOAS

Uma matéria publicada no Jornal do Commercio do dia 05/12, revelou que a introdução de plantas, como a palma, na alimentação das pessoas enriquece o valor nutricional. Durante o curso de Zootecnia, aprendi que a palma forrageira é uma cactácea cujo maior valor é a água que armazena. Verde, tem cerca de 90% de água e 10% de matéria seca. Por sua vez, a matéria seca contém cerca de 4,8% de proteína e 63% de nutrientes digestíveis totais (NDT). 100g de sua parte comestível contém energia, macro nutrientes, fibra, minerais e vitaminas, principalmente a vitamina A em maior quantidade: 22,13mcg, muito importante para os moradores do campo que geralmente possuem certas deficiências visuais por serem carentes dela. Quer dizer, a solução do problema está bem ali perto deles e eles não sabem. Resta ao governo e prefeitos usarem essa planta como uma solução.

Vários tipos de capim também possuem proteínas e um considerável valor energético. Agora, se as pessoas forem usar a palma e o capim como alimentos terão que aumentar consideravelmente os seus plantios para que esses produtos não faltem para o gado, uma vez que ambos têm salvado muitos animais em períodos de seca e também estão presentes na base alimentar desse animal, juntamente com a ração. Pela lógica, a quantidade de propriedades nutritivas dessas plantas não poderia ser diferente, uma vez que elas mantêm de pé e bem alimentados esses animais de grande porte. Em vista disso, você ai, já começou a preparar a sua receita a base de palma e capim? Falando em gado, este assunto lembra-me uma das minhas músicas preferidas do Luiz Gonzaga: “BOIADEIRO”. Assista ao vídeo dela, clicando no link abaixo. Boa culinária a base dessas plantas e um bom final de semana nutritivo para todos!

NOTA: NO JORNAL DO COMMERCIO DE HOJE, DIA 07/12, NA COLUNA “VOZ DO LEITOR”, SOB O TÍTULO “FOGOS”, EU ALERTO AOS ROMEIROS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO QUE SE SOLTAREM FOGOS AMANHÃ DE MADRUGADA, PERTURBANDO A VIZINHANÇA, A SANTA ESTARÁ ANOTANDO OS NOMES DOS PERTURBADORES PARA QUE ELES NÃO ADENTREM AOS CÉUS QUANDO POR LÁ CHEGAREM. E INTERPRETEM MELHOR A BÍBLIA…

 

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *