Ação aproxima oferta de cidadania em Santo Amaro

cidadania

Santo Amaro e bairros do centro expandido do Recife serão beneficiados, nesta quarta-feira (dia 19), de Ação de Cidadania. O evento é parte do Programa Governo Presente e reúne serviços públicos do Estado, da Prefeitura do Recife e de empresas privadas parceiras. Esta Ação vai acontecer na própria Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, em Santo Amaro. Será uma oportunidade para quem precisa atualizar seus documentos, realizar exames preventivos, testes rápidos de saúde e obter informações sobre direitos do cidadão. Tudo reunido em um único lugar para atender a todos.

A Ação de Cidadania terá atendimento para emissão da segunda via da carteira de identidade, pelo novos sistema de coleta de dados biométricos. Tudo eletrônico, mais seguro e mais rápido. Também haverá orientações sobre o novo sistema de carteira de trabalho. Será possível emitir CPF ou uma nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. O Posto Itinerante do Detran fará atendimento para segunda via da carteira de habilitação, além de outros serviços do órgão de trânsito.

O dia poderá ser útil para a saúde da mulher: a Ação de Cidadania vai oferecer exame preventivos de câncer no colo do útero. Haverá orientações sobre violência contra a mulher, Lei Maria da Penha, Alerta Celular e Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar e com objetivo de fortalecer a cultura de paz.

O evento terá servidores prontos para orientar sobre acesso a direitos. Informações detalhadas sobre o Programa Atitude, de redução de danos e riscos para os usuários de crack e outras drogas. A Defensoria Pública de Pernambuco fará atendimento na Ação de Cidadania para precisar dos serviços.

O Procon terá espaço e poderá tirar dúvidas ou prestar informações sobre os direitos do consumidor. Quem estiver inadimplente com a Compesa poderá negociar seus débitos. Os técnicos da companhia estarão com uma unidade móvel no local para atender os interessados no parcelamento e quitação de dívidas. Os usuários podem solicitar os benefícios da tarifa social para a redução do valor das contas de água, emissão da segunda via de faturas e mudança de titularidade da conta.

A Ação também possui área com orientações sobre a melhor escovação de dente e os cuidados necessários para saúde bucal. Haverá distribuição de preservativos e gel lubrificante, além de serviço de corte de cabelo.

As Ações de Cidadania ocorrem em todas as regiões do Estado, com o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos para a população. Em 2019, foram perto de 1.800 atendimentos gerais aos cidadãos. O mutirão de serviços e informações é promovido pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, começa às 8h e segue até o meio dia.

Ação de Cidadania em Santo Amaro
Quarta-feira, dia 19 de fevereiro, das 8h às 12h.
Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas
Rua Dr. Carlos Chagas, 136 – Santo Amaro – Recife

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *