Arcoverde lança seu São João

A festividade vai acontecer de 22 a 30 de junho, com mais de 150 nomes. Entre eles, Cordel do Fogo Encantado, Marília Mendonça, Alceu Valença e Banda Magníficos

 

 Um dos destinos consolidados e figurando o topo dos mais procurados para o período junino em Pernambuco, Arcoverde se prepara para mais uma edição de seus festejos. Com o tema “Pífano é arte, pífano é emoção… em 2018, o som do Pífano faz a festa da Capital do São João”, a cidade vai homenagear a Banda de Pífanos Santa Luzia, com quase 80 anos de história. Serão aproximadamente 150 atrações para apresentações gratuitas de 22 a 30 de junho nos mais de dez polos.

Alceu Valença – Foto:  Eny Miranda

Com expectativa de atrair aproximadamente 60 mil pessoas circulando cada dia pelos mais de dez polos, a festa junina de Arcoverde vai receber o investimento de R$ 2 milhões, somados os aportes públicos e privados. A assinatura da identidade visual da festa é do artista plástico Suedson Neiva.  “Assim como nos anos anteriores, queremos manter nossas características acolhedoras e típicas, mas também abrir espaço para o atual. Por isso, a programação terá atrações de gêneros variados, mesclando destaques nacionais e o que temos de melhor em nossa cultural regional”, defende a prefeita da cidade, Madalena Britto.

 

O Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, é um dos mais movimentados e vai receber nomes como Flávio Leandro, Maciel Melo, Marília Mendonça, Jorge de Altinho, Mano Walter, Cordel do Fogo Encantado, Alceu Valença, Banda Magníficos e Avine Vinny. Será nele também que 14 quadrilhas vão se apresentar no dia 25, no 2º Festival de Quadrilha Junina Capital do São João.

Além dele, os moradores da cidade, visitantes e turistas poderão vivenciar outras atividades, como ações formativas, encontros, exposições e apresentações na Estação da Cultura, localizada na antiga Estação Ferroviária. Ali próximo, já está confirmada a saída da 8ª edição da Caminhada do Forró no dia 23 de junho. Também estão sendo preparados os polos Gastronômico; Vila Rio Branco, com a cenografia do tema e apresentações regionais; Pé de Serra; Artes; Poesia, Raízes do Coco, Diversão e Rubens Pastor (Antigo Forrock). O edital para a programação desses polos está em andamento e uma relação de habilitados foi divulgada. Além dessas opções, o Sesc vai promover atividades na unidade.

Marília Mendonça – Foto: Luiz Fabiano

Homenagem – fundada em 1939 por Romão batista de Santanna, mais conhecido como Mestre Batista, a Banda de Pífanos Santa Luzia era a atração mais ansiada durante a realização das novenas promovidas pela Igreja Católica em reverência a Maria.  Mesmo após o falecimento do seu fundador, o grupo se mantém pela renovação das gerações e continua difundindo o pífano no Brasil.

 

Comércio – já está em andamento o cadastramento dos comerciantes e até o início de junho haverá reunião com para o alinhamento das ações em parceria com a Compesa, a Celpe, Vigilância Sanitária e possíveis patrocinadores de bebidas.

 

Trânsito – assim como nos anos anteriores, a Autarquia de Trânsito de Arcoverde vai atuar na manutenção da fluidez do tráfego e o bloqueio de ruas durante a montagem das estruturas, que deve ocorrer na primeira quinzena de junho. Neste mês, a Arcotrans está realizando nos finais de semana série de melhorias na cidade, como o reforço na sinalização, reforma de paradas de ônibus e pintura nas faixas de pedestres.

 

Acessibilidade – mais uma vez, a Secretaria de Assistência Social e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência vão poder contar com o traslado para o evento e participar da festa com conforto e segurança. O credenciamento para participar vai ocorrer de 4 a 15 de junho, das 8h às 13h, na sede da Secretaria. A expectativa é que uma média de 15 pessoas, com acompanhante, assista do front stage aos shows do Palco Multicultural. O espaço contará ainda com banheiro adaptado e uma equipe multidisciplinar com seis profissionais presentes a cada dia. Em 2017, o Espaço da Acessibilidade atendeu média de 12 pessoas por dia.

 

Trabalho infantil – com o objetivo de garantir a integridade e afastar crianças e adolescentes do trabalho, o Atenção Redobrada espera receber até 25 jovens por noite, em parceria da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e CREAS. Enquanto seus responsáveis trabalham, uma equipe com mais de 20 profissionais vai cadastrar e acolher esses meninos e meninas na sede da secretaria para uma programação lúdica que inclui exibição de filmes, oficinas, jogos, atividades de alongamento, entre outras.

 

Mulher – pelo segundo ano consecutivo a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Arcoverde terá a Casa Maria da Penha durante as festividades juninas da Capital do São João. O espaço é temático e tem como finalidade a divulgação das ações e serve também como local de acolhimento para as mulheres. A Casa Maria da Penha estará localizada na Vila Rio Branco, um mais dos polos importantes, o que torna o espaço um QG para intervenções de cunho preventivo e de distribuição de material de divulgação sobre os dispositivos de proteção da Mulher em caso de violência durante todos os dias.

Turismo – registrando taxa de ocupação de 100% nos dias de pico da festa junina, Arcoverde possui 1,2 mil leitos, entre hotéis e pousadas, credenciados pela prefeitura da cidade. Para ampliar essa capacidade e possibilitar renda aos moradores, a Secretaria de Turismo está com cadastramento de imóveis que serão disponibilizados para locação. A inscrição já pode ser realizada pelo site www.arcoverde.gov.br ou pelo email arcoverde.setur@gmail.com. Também é possível realizar o procedimento pessoalmente na secretaria de Turismo e Eventos, no Esporte Clube Municipal, até o dia 18 de maio, entre 9h e 12. A relação atualizada estará disponível a partir do dia 19 de maio.

 

ATRAÇÕES CONFIRMADAS

Polo Multicultural

Avine Vinny, Maciel Melo, Cordel do Fogo Encantado, George Silva & Os Pariceiros,

Harry Estigado, Marzinho de Arcoverde, Magníficos, Jorge de Altinho, Flávio Leandro

Alceu Valença, Mano Walter, Valdinho Paes, Manu, Marilia Mendonça, Wagner Carvalho

Ycaro & Vitório, Carlos & Fábio, Nanara Belo.

Polo das Artes – Em Canto e Poesia, Tiné Equilibrista e Romero Ferro.

Polo Raízes do Coco – Josildo Sá, Silvério Pessoa e Cláudio Rabeca.

 

Dupla Comunicação

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *