BALANÇO // CHUVAS NO RECIFE

A Prefeitura do Recife deu continuidade nesta sexta-feira (14) aos serviços para minimizar os impactos causados pelas chuvas atípicas que caíram na cidade das 2h até a noite da quinta-feira (13) . A cidade registrou um volume de 230 mm de água neste período, o equivalente a 18 dias de chuva para o mês de junho, cujo a média histórica é de 389,60 mm.

TRÂNSITO – A Central de Operações de Trânsito da CTTU identificou que o tráfego de veículos já flui normalmente desde às 16h na Avenida Dois Rios, Avenida Recife e Avenida Doutor José Rufino, que registraram pontos de alagamento com as chuvas que atingiram o Recife.

A passagem de veículos permanece bloqueada nos túneis Josué de Castro (Pina) e Augusto Lucena (Boa Viagem), devido ao acúmulo de água nas vias causados pelas chuvas atípicas que caíram na cidade desde a quinta-feira (13). Equipes da Prefeitura do Recife reforçaram o trabalho nesta sexta e a previsão é que as passagens sejam liberadas ainda nesta noite. Agentes e orientadores de trânsito permanecem nessas áreas para orientar os condutores e pedestres quanto aos desvios.

Das 6h às 16h da quinta-feira (13), a CTTU registrou ocorrências em 26 semáforos – todos reparados ainda ontem, até as 16h, pelas equipes técnicas responsáveis.

DEFESA CIVIL– A Prefeitura do Recife emitiu dois avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, já realizou 28 mil vistorias. Neste momento, a Defesa Civil monitora 9.000 pontos de áreas com algum risco. Foram registrados 309 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas entre às 2h da quinta (13) e 17h de sexta (14). Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada nas áreas de morro. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

OPERAÇÃO INVERNO – Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

REDUÇÃO DE DESLIZAMENTOS – A Prefeitura informa ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até esta ontem), resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

Otávio Batista

Gerente Geral de Relações com a Imprensa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *