boletim-covid-19-atdefn

Boletim Covid-19 ATDEFN

A Administração de Fernando de Noronha informa que, nesta terça-feira (30/06), foram encaminhadas ao Recife amostras de 40 moradores que desembarcaram no aeroporto Wilson Campos, no último sábado, 27. Esses moradores passam a ser casos em investigação na ilha. Também foram enviados testes dos servidores que vieram no mesmo voo. Todos os passageiros permanecem isolados até que saiam os resultados. Noronha tem um paciente confirmado com o novo coronavírus, identificado durante o estudo epidemiológico em curso na ilha. Foram registrados ao todo 70 casos do novo coronavírus no arquipélago, sendo 28 confirmados durante a pandemia e os demais, identificados pela pesquisa.

RETORNO DOS MORADORES – No próximo sábado (04/07), mais um voo com moradores e servidores chegará à ilha. Os voos para Noronha voltam a ter frequência semanal, mas apenas moradores e trabalhadores de serviços essenciais podem embarcar. Para garantir a volta para casa, é preciso fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. Até o momento, se cadastraram 416 pessoas.  A administração, junto com o conselho distrital da ilha, organiza os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entra em contato informando a data do retorno de cada um.

Também é necessário, antes do embarque, apresentar exame com resultado negativo para Covid-19, realizado na semana da viagem. Na chegada à Noronha, moradores e servidores ficam isolados até que saia o resultado de um segundo exame, realizado na ilha. Os números para os moradores entrarem em contato com a assistência social são: (81) 99488 3167 / 9 8494 0311 / 9 8494 0307 / 9 9488 3165 / 9 9488 4367 / 9 9488 4367.

FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES – Na última sexta-feira (26/06), restaurantes, bares e lanchonetes da ilha foram liberados para voltar às atividades em Noronha, com 50% da capacidade de mesas e cadeiras. Também já estão permitidas as celebrações religiosas e as atividades de equipes esportivas. Noronha liberou ainda o comércio varejista, salões de beleza e serviços de estética, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. As praias também já podem ser frequentadas pelos moradores. Todos os setores e serviços precisam seguir o protocolo para cada atividade, publicado em nossas redes sociais. 

PRAIAS – O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25/05. Porém é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença, que ainda pode estar circulando de forma assintomática. São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo 4 pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com  mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas, a realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos, etc.

VIGILÂNCIA EM SAÚDE – Para garantir o controle da circulação do vírus na ilha, é necessário que a população esteja atenta. Ao sentir qualquer sintoma gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: 3619-0956 / 99488-4366.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Administração de Fernando de Noronha reforça a importância de ser mantido o isolamento social na ilha. Com esse objetivo, foi lançada uma cartilha com uma série de recomendações aos moradores, trabalhadores, comerciantes e empresários da ilha. Os moradores só devem sair de casa em caso de necessidades essenciais. O uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular pelas vias públicas. As máscaras, de tecido ou descartáveis, devem ser utilizadas de forma correta, cobrindo o nariz e a boca.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *