boletim-covid-19-–-comunicacao-ses-pe

Boletim Covid-19 – Comunicação SES-PE

Terça-feira, 30/06/2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (30.06), 382 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 240 (63%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 142 (37%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 58.858 casos já confirmados, sendo 19.496 graves e 39.362 leves. Além disso, o boletim registra 40.347 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 9.293 são de casos graves e 31.054 casos leves.

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 176 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 47 óbitos (sendo 28 do sexo masculino e 19 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Arcoverde (1), Bodocó (1), Bonito (1), Brejo da Madre de Deus (1), Cachoeirinha (1), Calçado (1), Canhotinho (1), Carpina (2), Caruaru (2), Feira Nova (1), Frei Miguelinho (1), Garanhuns (1), Gravatá (1), Igarassu (1), Jaboatão dos Guararapes (10), Lagoa do Ouro (1), Moreno (1), Olinda (2), Paulista (3), Recife (10), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (3). Com isso, o Estado totaliza 4.829 mortes pela doença.

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 03 de maio e 29 de junho. Os pacientes tinham idades entre 25 e 114 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (1), 50 a 59 (4), 60 a 69 (7), 70 a 79 (18), 80 anos ou mais (14).

Dos 47 pacientes que vieram a óbito, 37 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (14), doença cardiovascular (14), hipertensão (11), doença respiratória (9), doença renal (4), AVC (3), doença neurológica (3), obesidade (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), imunosupressão (2), Alzheimer (1), doença hepática (1), etilismo (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Três pacientes não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

PLANO DE CONVIVÊNCIA – O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 finalizou nesta terça-feira (30 de junho) a avaliação dos dados de saúde do mês de junho e definiu que na próxima segunda-feira (06 de julho) cinquenta municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a 5ª etapa do Plano de Convivência com o novo Coronavírus. Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50% da carga. A avaliação sobre a Região Agreste, que está na etapa 2 do plano e tem os municípios de Caruaru e Bezerros em isolamento rígido, além do Sertão e da regional de Palmares, será feita no fim de semana. Os jogos de futebol sem público e a retomada do polo de confecção permanecem suspensos. Na próxima terça-feira, a situação dessas atividades será reavaliada.

De acordo com os dados do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os números de casos, óbitos e a demanda sobre o sistema de saúde permanecem em queda no Estado de Pernambuco de maneira geral. A redução vem sendo puxada pela Região Metropolitana do Recife. Mata Sul, Agreste e Sertão ainda têm índices não estabilizados e, por isso, é necessário cautela no avanço das flexibilizações. No próximo sábado, com o fechamento da semana epidemiológica 27 será possível determinar a progressão dessas regiões.

“A análise das informações de saúde é feita com muita responsabilidade e critério. Estamos sendo extremamente cuidadosos com o andamento do plano de convivência. Permanecemos expandindo nossa rede de atendimento e investindo na prevenção. Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Nesta terça-feira, o sistema de saúde público estadual estava com 77% dos leitos de UTI ocupados. É o menor índice desde 5 de abril. Ontem, Pernambuco atingiu a marca de 40 mil pessoas recuperadas após enfrentar a doença. “São números importantes que só reforçam o nosso compromisso com o que foi, desde o início, o nosso maior objetivo: salvar vidas”,  avaliou o secretário de Saúde, André Longo.

AGRESTE – Na manhã desta terça-feira (30/06), o secretário de Saúde André Longo esteve nos municípios de Bezerros e Caruaru, localizados no Agreste do Estado. O gestor anunciou a chegada de 20 respiradores para o Hospital Mestre Vitalino e pactuou a abertura de novas vagas de UTI em Bezerros.

No início da manhã, Longo foi ao Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, onde assinou o termo de cessão de cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares para a unidade. Os equipamentos, que serão entregues nesta quarta-feira (1º), vão possibilitar a abertura de 10 novos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade.

Em seguida, o secretário seguiu para Caruaru, onde anunciou a chegada de mais 20 respiradores ao Hospital Mestre Vitalino – principal referência para o tratamento da Covid-19 no município. Atualmente, a unidade já conta com 110 leitos exclusivos para os pacientes com o novo coronavírus, sendo 60 de Terapia Intensiva.

“O governador Paulo Câmara determinou que nós expandíssemos a capacidade instalada para o acolhimento dos pacientes com a Covid-19 no interior do Estado. Estamos com esse plano em curso e essa cessão de equipamentos para a UTI do Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, faz parte desse esforço do Governo do Estado. O Agreste, hoje, é o foco principal das nossas atenções, por isso essa força-tarefa em Bezerros e também em Caruaru, principal cidade da região, que ganhará novos leitos no Hospital Mestre Vitalino”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor ainda lembrou a importância do uso de máscaras e de sair de casa apenas para situações essenciais. “O grande esforço tem que ser do aumento do isolamento social, que melhorou nos últimos dias, mas ainda pode ser ampliado, e da conscientização das pessoas, pois precisamos gerar menos doentes graves. Para isso, é essencial ampliar o distanciamento social e diminuir a transmissibilidade da Covid-19, que estava em alta na região. É preciso o esforço de toda a população, assim como o Polo de Confecções e o comércio que precisam seguir todos os protocolos de higiene e segurança para que possamos controlar a doença”, frisou Longo.

Nesta terça, o Governo de Pernambuco também está entregando mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual para as secretarias de Saúde dos dois municípios. Entre os itens estão máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), que são indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210).

Para fechar a visita ao Agreste, André Longo participou, na sede da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), em Caruaru, de uma reunião com os secretários de Saúde das duas cidades. Durante o encontro, foi feita uma avaliação da situação epidemiológica da Covid-19 e discutido o andamento dos primeiros dias de isolamento rígido nos dois municípios.

TESTAGEM – Desde a última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) deu início à testagem de todos os trabalhadores dos serviços essenciais que apresentem sintomas sugestivos da Covid-19. Esse novo grupo representa uma população de mais de 120 mil pessoas com direito ao exame, entre profissionais que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários.

“Quero reforçar que se você é um profissional de algum serviço essencial, você é prioridade para fazer exame, caso apresente sintomas de gripe. Melhor, você pode agendar o seu exame sem sair de casa, pelo aplicativo ou pelo portal do Atende em Casa, que você pode acessar pelo endereço eletrônico www.atendeemcasa.pe.gov.br. Nos municípios que ainda não contam com o Atende em Casa para a marcação, o profissional deve procurar a secretaria municipal de saúde para poder ser testado”, destacou o secretário André Longo durante coletiva de imprensa online na tarde desta terça-feira.

Além desses profissionais de serviços essenciais, em Pernambuco, a testagem para a Covid-19 está disponível para  quem atua em serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; usuários e profissionais de residências terapêuticas e unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) 24h; e gestantes no pré-natal com sintomas de síndrome gripais. Além disso, os pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas, conforme validação das comissões intra-hospitalares, e pacientes no pré-operatório de cirurgias oncológicas também passam a fazer parte do grupo prioritário. Nesses casos, não é necessário apresentar sintomas de gripe.

Além dos novos grupos prioritários, a testagem da Covid-19 é voltada aos profissionais de saúde, de segurança e do sistema prisional sintomáticos e seus contatos também com sintomas, além dos reeducandos com sintomas gripais. Também já estão contemplados com essa prioridade, os idosos e os trabalhadores sintomáticos, além dos seus contatos próximos, que moram e atuam em instituições de longa permanência para a população a partir dos 60 anos.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *