Compesa inicia obra de esgoto na Rua São Miguel, em Afogados

Uma  obra  para melhoria no sistema de esgotamento sanitário do bairro de Afogados será iniciada  hoje (5), a partir das 20h30,  na Rua São Miguel, próximo do cruzamento com a Rua Carlos Pena Filho. Serão substituídos mais de 1200 metros de tubulações com a utilização do método não destrutivo (MND), que consiste numa solução de perfuração do solo com furos direcionais, controlados rigorosamente por um operador e realizados por uma máquina perfuratriz. Essa tecnologia  reduz o  impacto da obra no trânsito e  na rotina da cidade.

Os serviços serão realizados apenas no período das 20h30 às 6h, garantindo a mobilidade e a minimização das interferências no trânsito durante o período da obra. Apenas os trechos com intervenção  serão parcialmente interditados e os desvios serão  indicados na via (sinalização). A  previsão é finalizar  os serviços  em fevereiro.

 

Para executar uma obra com essa tecnologia, é feito um mapeamento prévio do terreno, identificando todas as interferências possíveis e tipo de solo, pelo qual serão feitos o furo e a posterior instalação de dutos. A nova rede coletora de esgoto terá  300 milímetros de diâmetro e será assentada a uma profundidade média de dois metros.

 

O método não-destrutivo efetivamente não “destrói” o pavimento para colocar uma nova tubulação, reduzindo muito os danos em comparação à abertura de valas a céu aberto. Além disso, a interdição também é mínima, realizada apenas na área necessária para instalação dos equipamentos e ferramentas de perfuração nos pontos de entrada e saída, chamados de “shafts” e que depois se transformam em poços de visita para manutenções.

 

A ação visa beneficiar mais de dez mil habitantes da região com essas melhorias na rede, garantindo o direcionamento correto dos efluentes para a estação elevatória de esgoto. A obra é realizada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa,  no Programa Cidade Saneada, a Parceria Público Privada ( PPP) do Saneamento da Região Metropolitana do Recife.

 

Imprensa Compesa

 

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *