Educação a Distância (EAD): Confira 4 dicas fundamentais para acertar na escolha

Por Karen Diana Macedo Arsenovicz*

A educação a distância (EAD) está em plena expansão no Brasil – mas requer não só o acesso e o domínio da tecnologia, mas também uma postura diferente dos alunos já habituados com o ensino presencial. A dinâmica das aulas a distância é bem diferente do modelo tradicional, e requer uma dose extra de comprometimento e disciplina.

Alguns dos atrativos do EAD são a flexibilidade dos horários de estudo e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos, atrelados à melhoria das ferramentas de aprendizagem. E atualmente é possível fazer diversos cursos a distância: para não errar na escolha, confira dicas para acertar desde a escolha até a manutenção dos estudos.

Pesquise a instituição de ensino no MEC: os cursos a distância têm a mesma validade que os presenciais; por isso, verifique se o curso já é reconhecido ou autorizado pelo MEC, e qual a nota recebida.

Modelo pedagógico, objetos de aprendizagem e plataforma: é importante conferir quais são as metodologias direcionadas aos alunos do EAD, quais os objetos de aprendizagem e a plataforma utilizada pela instituição de ensino. Elas darão uma ideia de como será a sua trajetória de formação e como as atividades serão realizadas no decorrer do curso.

Tutoria: um bom curso a distância oferece um corpo de tutoria muito atuante, que interage com os estudantes num curto espaço de tempo. A presença do tutor é essencial, uma vez que ele é o mediador entre o estudante e o conteúdo.

Polos: checar se há polos de apoio disponíveis para realização de atividades, assim como utilização da biblioteca física, laboratórios de informática e outros recursos.

*Karen Diana Macedo Arsenovicz é Mestre em Educação e atua na Coordenação Pedagógica da Unidade Virtual do UNISAL.

Sobre o UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo e também a Unidade Virtual/EAD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu Stricto Sensu e de Extensão. A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.


NB Press Comunicação
Contatos: Cibele Lima / Natalia Lippo

Telefones: (11) 3254-6464
E-mails: cibelelima@nbpress.com / unisal@nbpress.com

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *