Igarassu reforça fiscalização do período de defeso do Caranguejo Uçá

Como mais uma prova do compromisso da gestão com a sustentabilidade, a Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Meio Ambiente, destaca a importância do início do período de preservação do Caranguejo Uça (Ucides Cordatus) , que inicia neste mês de janeiro, por ser um dos  momentos reprodutivos da espécie.

 Reprodução Internet

Durante alguns dias dos meses de janeiro, fevereiro e março, o comércio desse animal fica permitido apenas para os que já estavam em estoque, não sendo permitida a realização de coleta nos manguezais. A proibição de captura do crustáceo está determinada para três períodos. O primeiro, segue de 6 a 11 e de 22 a 27 de janeiro. Já o segundo, começa no dia 05 e vai até 10 e do 20 a 25 de fevereiro. Por último, o terceiro período vai de 7 a 12 e de 21 a 26 do mês de março.

A medida é imposta pela Lei 9.605/98 e o descumprimento será enquadrado como crime ambiental. A Prefeitura está realizando uma campanha nas redes sociais e na mídia  para alertar à população sobre a importância de respeitar essa determinação, para que assim se mantenha a sustentabilidade pesqueira e a preservação da espécie. O defeso é uma medida protetória para garantir a preservação e desenvolvimento das espécies marinhas durante o período de reprodução e garantir sua manutenção de forma sustentável.

 

Secom Igarassu

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *