Mercado de Franquias no Nordeste fatura mais de R$ 6,2 bilhões no 3º trimestre de 2020

O número de unidades foi ampliado em 9%, chegando a mais de 17 mil pontos de venda em toda a região

Pernambuco, janeiro de 2021 – Em linha com o mercado como um todo, o setor de franquias na Região Nordeste acelerou sua trajetória de recuperação no 3º trimestre de 2020, se aproximando de níveis pré-COVID-19. O faturamento permaneceu estável, com queda de 4% e significativamente menos que os 31% registrados no 2º trimestre de 2020. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising referente ao 3º trimestre de 2020. No período, o mercado de franquias no Nordeste faturou R$ 6,2 bilhões.

Fatores como a flexibilização das políticas de isolamento social e a consequente retomada da economia, a intensificação das vendas das redes por e-commerce e a melhora do índice de confiança do empresariado contribuíram para esse desempenho.

O mercado da Região Nordeste aumentou 2% em número de redes, atingindo o patamar de 951 marcas operando. Além disso, expandiu 9% em unidades, com um total de 17.252 pontos de venda.

“As franquias do Nordeste tem apresentado numeros que mostram a reação ao atual cenário da economia. As redes se reestruturaram, enxugaram os custos e se reinventaram. Esses dados demonstram, de um lado, a força e a resiliência do setor de franquias”, ressalta o diretor da regional Nordeste da ABF, Candido Espinheira.

A pesquisa da ABF aponta alguns segmentos que se destacaram regionalmente no trimestre analisado frente a igual período de 2019. Serviços e Outros Negócios alcançou variação média positiva em unidades de 51,8%, Alimentação 10,7%, e Hotelaria e Turismo 9,6%. De forma geral, a manutenção das medidas de distanciamento social, responsável pela maior permanência das famílias em casa, têm favorecido esses segmentos.

A maioria das redes do nordeste atua nos mercados de Saúde, Beleza e Bem-Estar (26,2%), Alimentação (24,4%), e Moda (12%).

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.900 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

DFREIRE Comunicação e Negócios

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