Moradores conhecem e dão sugestão de novas áreas de lazer às margens do Capibaribe

O encontro ocorrerá neste sábado, 23, e debaterá o projeto final da urbanização dos locais

Neste sábado,23, será realizada simultaneamente no jardim do Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, e no Parque do Caiara, na Iputinga, das 8h às 12h, a apresentação para representantes de moradores destas áreas do projeto-piloto de Urbanização de Dois Trechos da Margem do Rio Capibaribe. A iniciativa do projeto CITInova, concebida respeitando as rodadas de diálogo e participação realizadas com representantes das comunidades diretamente impactadas pelo projeto, prevê a criação de uma área de convivência e lazer com objetivo de promover a reinserção do rio nas dinâmicas cotidianas da cidade de forma sustentável. As intervenções acontecerão na altura da comunidade Villa Vintém, no bairro do Parnamirim e no Caiara, na Iputinga.

O encontro também servirá para a coleta de contribuições para ajuste final do projeto que seguirá para análise legal da Prefeitura do Recife  e  execução da ARIES.  A previsão para início das obras é em abril de 2021 com inauguração até o final deste ano. O evento seguirá as normas de segurança por conta da Covid- 19 com distanciamento social e uso obrigatório de máscara entre outras medidas.

O Projeto CITinova, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), é implementado no Brasil pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Recife, o CITinova é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) em parceria com o Porto Digital. O Rio Capibaribe é o foco de três projetos-pilotos do CITinova: a urbanização nas margens, barco solar e jardins filtrantes. O barco irá fazer a travessia do Rio Capibaribe, transportando os moradores de uma margem a outra com conexões na estação Parque do Caiara, no bairro da Iputinga (zona oeste), e estação Murillo la Greca, no bairro Parnamirim (zona norte). A urbanização de dois trechos das margens e um jardim filtrante para tratamento da água poluída também fazem parte da iniciativa.

Assinatura de Email do Dani Brito_Dani Brito.jpeg

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *