Paulo Câmara promove ações para Petrolina em favor da agricultura e pecuária da região

PC PETROLINA

Entre as medidas anunciadas nesta sexta está a inauguração de um laboratório voltado para a saúde de ovinos e caprinos, 
além da entrega de 100 mil sementes de palma forrageira para alimentação dos animais

PETROLINA – Na tarde desta sexta-feira (14.02), neste município, do Sertão do São Francisco, o governador Paulo Câmara realizou diversas ações que contemplam a pecuária e a fruticultura da região. Entre elas, a inauguração do Laboratório Regional de Análises Clínicas em apoio à Ovinocaprinocultura e a autorização do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. Ele também fez a entrega de 100 mil sementes de palma forrageira para criadores de caprinos e ovinos.

“Hoje, inauguramos um novo espaço, um laboratório de análise focado justamente na criação de caprinos e ovinos que o IPA está disponibilizando para a região. Sabemos da vocação econômica da ovinocaprinocultura. É importante o poder estatal estar junto dos produtores, acompanhando o desenvolvimento dos rebanhos e dando condições de termos cada vez mais produtividade nessa criação. O laboratório também vai ajudar na prevenção, com pesquisas, e estará à disposição para que esse fator econômico possa continuar crescendo, se desenvolvendo e gerando emprego e renda em todo o Sertão pernambucano”, afirmou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, destacou que a presença do governador no evento demonstra seu interesse em melhorar e apoiar as políticas públicas da agricultura e pecuária em Pernambuco. “Estamos aqui hoje para cuidar um pouco da cadeia produtiva do Estado. Diante de tantas ações, inauguramos um laboratório que vai servir de instrumento importante para garantir a melhoria da qualidade do nosso rebanho, além da prevenção de doenças”, afirmou o secretário.

Ao todo, o Sertão do São Francisco conta com quase dois milhões de ovinos e caprinos, distribuídos entre cerca de 12 mil criadores. Para o presidente do IPA, Odacy Amorim, os dados mostram a atenção que essa cadeia precisa ter, sobretudo com relação à saúde pública. “É um laboratório importante, porque é preciso ter segurança na saúde e na produtividade. A ideia é que o pequeno pecuarista comece a se preocupar em fazer os exames antes de vermifugar o animal, caso contrário, acabará criando um problema”, alertou.

Para o laboratório, que funcionará como uma ferramenta de apoio ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar – PRONAF, está prevista a realização de 600 exames mensais, com atendimento a 120 agricultores/criadores por mês, de forma gratuita, na região do Sertão do São Francisco.

Dilson Peixoto também destacou que a ação voltada para a alimentação dos animais, com a distribuição das 100 mil palmas de forrageira das variedades Sertânia e Orelha de Elefante (sendo 50 mil em Petrolina, 25 mil em Afrânio e outros 25 mil em Dormentes) servirão para que, em um futuro breve, haja palmas espalhadas por todo o Sertão. “Junto a isso, fechamos o dia em prol da cadeia produtiva, com a construção e adaptação de um prédio para instalar a central de distribuição”, completou, lembrando que, com a implantação do CDAF, os agricultores do Sertão do São Francisco não precisarão mais se deslocar à cidade de Juazeiro para comercializar sua produção na central de abastecimento daquele município.

SEGURANÇA – Antes das ações para o setor agropecuário, o governador foi conferir o funcionamento de dois importantes serviços de segurança pública em Petrolina. A primeira visita foi à unidade do IML, que teve, em 2018, sua estrutura modernizada e ampliada, e é referência para 32 municípios do Sertão pernambucano. Em seguida, Paulo Câmara visitou o 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp) da cidade, implantado em julho de 2018.

Atuando principalmente na Área Integrada de Segurança 26 (AIS-26), composta pelos municípios de Afrânio, Petrolina e Dormentes, as equipes do 2º BIEsp também reforçam o policiamento em outras cidades do Sertão, focando principalmente no combate a crimes como tráfico de drogas, assaltos e desarticulação de grupos de extermínio.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *