Pernambuco registra aumento da participação de homens em grupos reflexivos

Os setecentos e setenta e um homens, autores de violência doméstica contra a mulher, foram atendidos este ano nos grupos, que oferecem reflexões sobre gênero e família, visando a não reincidência criminal.

“Minha expectativa nesse grupo é de aprendizado e de mudança para que eu tenha mais controle da situação”, revela S.A, um dos homens atendidos pelo Grupo Reflexivo coordenado pela Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), na 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar, em Santo Amaro, no Recife. Os grupos têm como objetivo proporcionar a esses autores de violência, reflexões sobre gênero e relações familiares, visando a não reincidência criminal. Os dados fortalecem em Pernambuco o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, nesta quinta-feira (10/10).

Este ano, até o mês de setembro, a Gepais, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), registrou atendimento a 771 homens nos municípios do Recife, de Garanhuns, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Um aumento de 46% se comparado com 2018, quando foram acompanhados 527 homens. Ação é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Os cumpridores que participam dos grupos praticaram crimes de menor potencial ofensivo, como: lesão corporal leve, ameaça, violência psicológica, moral e patrimonial. Eles se reúnem quinzenalmente nas Centrais de apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapas) de cada município, através de uma equipe de advogado, psicólogo e assistente social.

“Os grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica permitem aos participantes cumprirem não somente a medida ou pena alternativa aplicada, mas também, promove sua integração social através da discussão sobre a violência de gênero e a reflexão como forma de responsabilizá-lo pelo ato praticado”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

FOTO: Ray Evllyn

Imprensa Secretaria de Justiça e Direitos Humanos

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *