por-dentro-das-4-linhas

POR DENTRO DAS 4 LINHAS

por-dentro-das-4-linhas

junho 30, 2020
G1 Pernambuco, Pernambuco Notícias, Últimas Notícias

Por Franklin Portugal*

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF), dentro de uma postura otimista que, aliás, sempre tem adotado, deu mais um passo rumo a ideia de retornar o Campeonato Estadual 2020. A FPF quer que o retorno com bola rolando pela competição seja já no próximo domingo, dia 5 de julho. Claro que isso depende do aval das autoridades no Estado para que esse planejamento vire realidade.

Só que mesmo assim é tudo complicado: alguns clubes já voltaram aos treinos, seguindo normas sanitárias, e outros não, por simplesmente terem dificuldades na formação dos seus elencos, pois desfizeram os contratos com o plantel anteriormente, no início da pandemia do novo coronavírus.

Assim como foi elaborado um protocolo pela FPF para volta aos treinos, também há um novo protocolo para o retorno do Campeonato. Esse conjunto de normas para proteção contra o coronavírus é cheio de curiosidades, em se tratando do que é normalmente feito em partidas de futebol. Por exemplo, e é óbvio isso, as comemorações pelos gols marcados só serão feitas com distanciamento. Nada de mascotes; nada de cumprimentos. As bolas serão higienizadas com álcool em gel a 70%. Tudo com muito cuidado. E mais: beijos na bola? Nem pensar, nenhum carinho desse tipo poderá ser feito. Assim como cuspir no gramado. As gotículas de saliva podem viajar de uma para outra pessoa.

Essas são algumas medidas que com uma variação ou outra, estarão presentes nos protocolos das Federações de Futebol no país inteiro.

São várias equipes do esporte mais querido no planeta, pra tentar vencer um time só, bem mais numeroso… Esse tal de Coronavírus, que não tem nada haver com um Futebol Clube…

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *