Portadores de necessidades especiais irão receber ação de saúde bucal em Pirapama

Cerca de 60 pacientes portadores de necessidades especiais serão avaliados por profissionais da saúde bucal do Cabo de Santo Agostinho. A ação, irá acontecer na próxima quarta-feira (13/02), na Unidade de Saúde da Família de Pirapama, a partir das 13h. A iniciativa faz parte do Projeto Sorriso Especial que resguarda o direito ao tratamento  odontológico especializado, gratuito e, prioritário.
O acolhimento será realizado em pacientes de qualquer idade e com qualquer tipo de deficiência. O atendimento será dividido em duas etapas. No primeiro momento, a equipe irá realizar palestras sobre higienização, escovação, avaliação dos casos mais complexos e orientação para o tratamento mais adequado para cada paciente. Já na segunda etapa, os profissionais irão disponibilizar um dia na semana para realizar os procedimentos iniciados nesta quarta-feira (13).
Para a coordenadora de Saúde Bucal,  Sueli Carneiro Leão, esta iniciativa se faz importante para suprir a demanda da localidade. “ A população de Pirapama já usufruem dos serviços odontológicos, mas percebemos o número alto de pacientes com deficiências. Para isto, o olhar mais especial para este público é fundamental para oferecer um serviço de qualidade e humanizado”, concluiu.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 10% da população mundial é portadora de algum tipo de deficiência, sendo que a maioria desses indivíduos está em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Desses, apenas 2% recebem atendimento adequado voltado para suas necessidades. No Brasil, segundo o censo do ano de 2000, este percentual representa 14,5% da população brasileira com algum tipo de incapacidade.
A Unidade de Saúde da Família – USF – em Pirapama, realiza atendimento odontológico  para população em geral. Para agendar, os interessados devem comparecer à USF e agendar serviços de limpeza, restaurações e exodontia ( extrações).

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *