Religião de matriz africana recebe programa Saúde nos Terreiros em Olinda

 

A ação foi desenvolvida no Bairro de Jardim Brasil

 

A Diretoria de Políticas Estratégicas, através da coordenação da População Negra de Olinda, realizou nesta terça-feira (11.06) mais uma atividade do programa Saúde nos Terreiros. O foi desenvolvido no terreiro de Pai Raminho de Oxóssi – Roça gege Oxum Opará Ybualama, na Rua São Paulo, n.º 402, em Jardim Brasil I.

Durante a ação, a Secretaria de Saúde ofertou aferição de pressão arterial, testes rápido de HGT, HIV, sífilis e gravidez, avaliação nutricional, emissão do Cartão SUS, palestras sobre tabagismo, saúde bucal, mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos. Os profissionais responsáveis pela a execução das atividades repassaram ao público informações sobre controle de arbovirose, desenvolveram vacinação animal e desratização nas residências do entorno do terreiro, citologia, exame de filariose, consulta médica e ginecológica, entre outros serviços.

 

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, técnicos participaram do evento oferecendo ao público presente orientações jurídicas, assuntos relacionados aos direitos das mulheres e do idoso, CadÚnico, corte de cabelo, carteira de Livre Acesso, entre outros serviços pertinentes dessa secretaria.

 

“É muito importante esse conjunto de ações nas comunidades, porque disponibiliza serviços de saúde à população, sobretudo nesse segmento social, desmistificando e superando preconceitos”, apontou a diretora de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde da cidade, Rita Ribonesa.

 

A coordenadora de Atenção à População Negra de Olinda, Carmem Cavalcanti, destaca mais uma edição Saúde nos Terreiros. “Estamos a cada dia fortalecendo essa política e promovendo ações de saúde e sociais, inclusive concluímos uma formação sobre o assunto para os profissionais da rede de Olinda”, pontuou.

 

Texto: Pedro Morais

Foto: Alice Mafra

Comunicação Olinda

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *