Reserva pró-Ativa

INFORMATIVO 014
Brasília, DF, 9 de outubro de 2019.
O Exército Brasileiro e o Meio Ambiente: algumas publicações realizadas em nossas mídias
Leia, assista, comente, compartilhe!
a. Comando Conjunto Oeste emprega tropas na Operação Verde Brasil em ações preventivas e repressivas – Site do EB (Clique aqui)

b. Operações Interagências no Comando Conjunto Norte – Facebook do EB (Clique aqui)

c. O preparo dos militares para atuar contra incêndio florestal  – Site do EB (Clique aqui)

d. Exército Brasileiro encontra área desmatada, cercada e com criação de gado em reserva extrativista – Site do EB (Clique aqui)

e. Identificação de área de desmatamento e apreensão de material ilícito no interior do Acre – Twitter do EB (Clique aqui)

f. Tiro de Guerra participa de ações de limpeza de rios – Site do EB (Clique aqui)

g. Operação Verde Brasil prossegue com ações na Amazônia brasileira contra crimes ambientais – Facebook do EB (Clique aqui)

h. Operação contra crimes ambientais no Maranhão – Site do EB (Clique aqui)

i. 17ª Brigada de Infantaria de Selva coordena patrulhas de combate a queimadas e crimes ambientais – Twitter do EB (Clique aqui)

j. Comitiva das Forças Armadas verifica ações de combate às queimadas no estado do Tocantins – Site do EB (Clique aqui)

k. Operação Verde Brasil: 370 focos de incêndio são combatidos na Amazônia Oriental nos últimos 40 dias – Site do EB (Clique aqui)

l. 51º BIS realiza ações educativas pelo meio ambiente – Facebook do EB (Clique aqui)

m. 24º BIS: Operação Verde Brasil leva à população de São Luís uma ação de conscientização ambiental – Site do EB (Clique aqui)

n. Militares do 22º Batalhão de Infantaria realizam reconhecimento de áreas atingidas por queimadas – Twitter do EB (Clique aqui)

o. Exército Brasileiro e IBAMA realizam operação de combate a crimes ambientais no Maranhão – Twitter do EB (Clique aqui)

Sistema Colégio Militar do Brasil
     No período de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) realizou o 4º Desafio Global do Conhecimento com o tema central “A contribuição da Bioeconomia para a Sociedade”.
     O evento congregou delegações dos 13 (treze) estabelecimentos de ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Foram realizadas atividades como a Competição de Robótica, Mundo CM, Olimpíada de Matemática, Feira de Ciências do SCMB e o esperado Quiz.

Abaixo, destacamos alguns dos principais momentos daquela jornada e eventos realizados pelos colégios militares no corrente ano:

a. IV Desafio Global do Conhecimento

1) A Robótica no 4º Desafio Global do Conhecimento: Live realizada no CCOMSEx – Youtube do EB (Clique aqui)

2) Braço Forte – Podcast #6: Desafio Global do Conhecimento do Sistema Colégio Militar do Brasil – Facebook do EB (Clique aqui)

3) Alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil visitam o CCOMSEx – Site do EB (Clique aqui)

4) 2ª Edição do Jornal Zum CMTV: Entrevista com o Gen Carlos Machado, Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial; Formatura; Feira de Ciências; Olimpíada de Matemática – Facebook da DEPA (Clique aqui)

5) Desafio Global do Conhecimento – O Trabalho da Central de Mídia DEPA – Facebook da DEPA (Clique aqui)

6) Visita ao Instituto Rio Branco – Facebook da DEPA (Clique aqui)

7) Vídeo informativo do evento – Youtube do CMRJ (Clique aqui)

b. Eventos realizados pelos integrantes do SCMB:

1) Alunos do Colégio Militar receberam o Comandante do Exército em Campo Grande – Site do EB (Clique aqui)

2) Colégio Militar de Manaus recebe 26 medalhas na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Site do EB (Clique aqui)

3) Apresentação do EB Conhecer no Colégio Militar de Belo Horizonte – Site do EB (Clique aqui)

4) Alunos do Colégio Militar de Fortaleza recebem medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática – Site do EB (Clique aqui)

5) Premiação dos alunos-destaques no Concurso Canguru de Matemática Brasil 2019 – Site do EB (Clique aqui)

6) Participação na “71ª Feira da sociedade brasileira para o progresso da ciência” – Site do EB (Clique aqui)

7) Colégio Militar de Campo Grande: alunos com alto rendimento no primeiro trimestre de 2019 são premiados em formatura – Site do EB (Clique aqui)

8) Colégio Militar do Rio de Janeiro: apresentação da banda do colégio no projeto “Banda no Forte” – Site do EB (Clique aqui)

9) Em evento da Secretaria de Estado da Educação e Esporte, Colégio Militar de Curitiba é destaque nos jogos escolares – Site do EB (Clique aqui)

10) Colégio Militar de Juiz de Fora entrega alamares e medalhas ao corpo discente e homenageia atleta recordista – Site do EB (Clique aqui)

11) Companheiros leais do Colégio Militar do Rio de Janeiro comemoram 70 anos de formação – Facebook do EB (Clique aqui)

12) XIX Festival de Esportes de Praia do Colégio Militar de Fortaleza integra família garança no Ceará – Site do EB (Clique aqui)

13) Dia da Independência:
a) em Belém – Facebook da DEPA (Clique aqui)
b) em Santa Maria – Facebook da DEPA (Clique aqui)
c) no Recife – Facebook da DEPA (Clique aqui)
d) em Porto Alegre – Facebook da DEPA (Clique aqui)
e) em Brasília – Facebook da DEPA (Clique aqui)

c. Acompanhe as mídias digitais da DEPA:

1) Instagram@colegiosmilitares_exercito
2) FacebookDEPA_exercito

Sistema Colégio Militar do Brasil: a integração pela educação!
Zum zaravalho
!!! (Clique aqui)

Banco de Talentos de Inativos do Exército (BTIEx)

          O BTIEx é um sistema inovador que possibilita o cadastro de currículos de militares inativos do Exército Brasileiro (reserva R1 e reformados), voluntários para serem Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), para serem contratados por órgãos governamentais ou empresas civis. Esse banco de dados servirá de análise para a seleção e as entrevistas do pessoal inativo do EB voluntário para as mais diversas demandas recebidas pelo Gab Cmt Ex, pelo DGP/DCIPAS e pelos outros órgãos nomeantes.

Uma excelente oportunidade para o pessoal da reserva!

Clique aqui
     A página do Programa Reserva pró-Ativa está com novo layout!

No sentido de atender a solicitações e sugestões apresentadas pela “Nossa reserva”, algumas mudanças foram implementadas a fim de tornar o espaço, no Portal do Exército, mais interativo, com informações relevantes, de maneira a atender o nosso público-alvo: os Soldados de ontem, de hoje e de sempre!

Acesse a nossa página! Ajude-nos na divulgação!
Clique aqui
Concursos, editais, campanhas, eventos!

a. Departamento de Engenharia e Construção (DEC) – processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal civil por tempo determinado

O DEC publicou, no dia 25 de setembro de 2019, o Edital nº 001/19-DEC / PCDT, que regula o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Pessoal Civil por Tempo Determinado (PCTD).

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro de 2019 e a íntegra do edital está na página eletrônica do DEC, no link PCTD – Mão de Obra Temporária (Clique aqui).

b. III Festival de Fotografias Militares 2019

Chegamos à reta final do III Festival de Fotografias Militares. Veja as 20 finalistas no álbum e curta a sua foto preferida; a que tiver o maior número de curtidas até às 11 horas de sexta, 11 de outubro, será a vencedora na categoria internet. (Clique aqui)

c. Campanha de incentivo ao envio de fotos para o CCOMSEx

O Centro de Comunicação Social do Exército incentiva as diversas agências de Comunicação Social, em todos os níveis, bem como fotógrafos civis cessionários das organizações militares (OM) do Exército Brasileiro (EB), a enviar suas fotos para este centro, a fim de serem utilizadas nos diversos produtos de divulgação institucional do Exército. Para mais informações, clique aqui.

d. Outubro Rosa 2019

     “O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres”.

Para mais informações, clique aqui.

e. Destaques da Semana – 30 de setembro a 4 de outubro (Clique aqui)

Um pouco da nossa história!
a. Há 75 anos, nossos pracinhas conquistavam mais um 3º objetivo e chegavam aos 18 km de avanço em prol da liberdade e contra o nazifascismo (Clique aqui)

b. Massarosa, a primeira conquista do 6º Regimento de Infantaria nos campos de batalha italianos (Clique aqui)

c. Ocupação de Fornaci
Há 75 anos, a campanha da Força Expedicionária Brasileira conquistava mais um objetivo: 6 de outubro de 1944 – Ocupação de Fornaci. Nossa continência aos guerreiros, heróis brasileiros, que lutaram pela democracia e contra o nazifascismo. (Clique aqui)

d. Cadetes da AMAN visitam Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Clique aqui)

e. 75 anos da FEB: heróis da Força Expedicionária Brasileira recebem justa homenagem (Clique aqui)

f. Museu da Segunda Guerra Mundial participa da 13ª Primavera dos Museus  (Clique aqui)

g. Marechal José Pessoa e a epopeia da construção da nova Capital Federal
     “Aos 69 anos, o Marechal José Pessoa foi convidado pelo Presidente da República, Café Filho, em 1953, para chefiar a Comissão de Localização da Nova Capital Federal em substituição ao General Agnaldo Caiado de Castro. Iniciou os estudos da comissão em dezembro de 1954, nas instalações da Comissão do Vale do São Francisco, órgão autônomo vinculado à Presidência da República. Elaborou um plano inicial que contemplava as melhorias das vias já existentes de transporte da região do “Retângulo Cruls” e a ligação da nova capital com as grandes rodovias do País. Instalou subcomissões de técnicos especializados para trabalhar nas áreas de urbanismo e demografia, assim como elaborar um plano central de rotas aéreas com o mundo.”
O texto do 2º Sgt Anderson dos Santos Rocha, publicado pelo EBlog, constitui-se excelente oportunidade de revisitar a nossa história! (Clique aqui)
O senhor também gosta de escrever? Envie seu texto para o Blog do Exército Brasileiro! (Clique aqui)

h. Linha de Frente: Coronel de Artilharia Aluisio Rodrigues Carneiro.
Não deixe de ouvir as experiências desse Soldado! (Clique aqui)

i. “No meu tempo era assim”: Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Clique aqui)

j. Podcast #3: o Sr. Dudevant Teixeira, Sargento Honorário do Exército, proprietário de um grande acervo histórico da 2ª Guerra Mundial (Clique aqui)

k. Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil (Clique aqui)

l. ECEME lança 2ª edição do livro Nação e Exército, de Gilberto Freyre. (Clique aqui)

m. Lançamento do livro “A história do Brasil nos traços de Estigarríbia” (Clique aqui)

n. Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC) comemora os seus 105 anos (Clique aqui)

#SerSoldado (Clique aqui)

Brasil acima de tudo!

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *