Roda de diálogo reúne gestores de escolas municipais de Olinda

O propósito é conhecer a realidade de cada unidade e fortalecer o ensino

A Secretaria de Educação, Esportes e Juventude (SEEJ) de Olinda iniciou nesta terça-feira (21) um ciclo de formação continuada com os gestores da rede municipal. A roda de dialogo é para discutir o papel do diretor escolar dentro das questões administrativas, pedagógicas e gerenciais. O evento acontece até a quinta-feira (23.05), a partir das 8h30, nas dependências da Uninasau, do Shopping Patteo Olinda.

Segundo a secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais, Edilene Soares, esses encontros serão realizados a partir de agora, uma vez por mês, agregando os diversos setores da SEEJ, fazendo articulação com a Secretaria Executiva de Políticas e Programas Educacionais e a Secretaria Executiva de Gestão da Rede.

”Esses momentos também têm o objetivo de ajudar os gestores a ter um olhar focado na gestão da aprendizagem, e a Secretaria de Educação está cada vez mais presente para que eles se sintam acolhidos. Os mais de 100 gestores serão sempre divididos por grupos e essa organização é para que não fique com o caráter de grandes reuniões. Os grupos são pequenos para fazer com que os participantes se sintam mais perto da SEEJ, e com isso, eles possam expor as suas ansiedades, e expectativas em relação à educação do município”, completou a secretária.

As reuniões terão como ponto de pauta a apresentação do plano de ação da SEEJ, especificamente as duas metas que tratam a questão da elevação de aprendizagem dos estudantes. Será apresentado também aos gestores o diagnóstico da avaliação do 9.º ano (que foi feita através das matérias: português e matemática), para que os gestores vejam como está o desempenho dos estudantes.

Ao participar do encontro, o secretário de Educação, Esportes e Juventude de Olinda, Paulo Roberto Souza Silva, destacou que os gestores são a pedra fundamental para uma educação de qualidade.  “Nessa reunião, vamos apresentar as metas estabelecidas para cada unidade de ensino a fim de que possamos atingir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB-6), que é o desafio posto para 2019. É necessário que cada escola tenha uma média boa, para que o município todo consiga atingir essa meta”, explicou.

“A Secretaria de Educação está nos dando a oportunidade de sermos ouvidos e de contribuirmos para o planejamento das ações. Estamos trabalhando mais perto, olho no olho e esperamos que continue assim”, falou a gestora da Escola Sara Kubitschek, Karla Karoline. .  .

Também foi explanado para os gestores como está o desempenho dos estudantes no primeiro bimestre nas disciplinas de português, matemática e ciência, bem como os indicadores do acompanhamento da gestão escolar.

 

Foto: Alice Mafra

Por Bárbara Lustosa

 

Comunicação Olinda

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *