Sábado (12/10) tem festa infantil em 6 ruas do Recife

A atividade integra a campanha “A rua tambéé nossa, da Pirilampo Criativo Lab, e pretende sensibilizar a sociedade para a importância de espaços de brincar para a primeira infância. No dia, a organização lançará abaixo assinado para enviar à PCR

 

Ressignificar a rua para as crianças pequenas. Essa é a proposta central da Usina da Imaginação, organizaçãcivil que atua nas comunidades da América Latina com a promoção de ações educativas e de arte para crianças da primeira infância, ao criar a campanha “A rua tambéé nossa”. A iniciativa, realizada por Usina da Imaginação com Pirilampo Criativo Lab e investimentos da Bernard Van Leer e Shine a Light, será lançada neste sábado (12/10) com uma programação de lazer nas ruas do Arruda, Coque, Graças, Bode, Campina do Barreto e Iputinga, na Região Metropolitana do Recife. As atividades são gratuitas e acontecem simultaneamente. A expectativa é que mais de 500 crianças participem.

 

“Queremos mostrar a potencialidade e pluralidade que a rua possui. Ela nãé apenas caminho e acesso. A via é lugar de existência, diversão, aprendizado, coletividade e, principalmente, para as crianças pequenas, a rua deve ser lugar de encontro e do brincar”, afirma Rita de Cácia Oenning da Silva, diretora executiva da Usina da Imaginação e coordenadora de Pirilampo Criativo Lab. A campanha vem sendo construída em parceria com a comunidade do Arruda e com as crianças da Zona Norte de Recife. Por isso, no sábado, das 7h às 13h, as ruas serão bloqueadas para o tráfego de veículos e transformadas em espaçpara brincar.

 

Elas vão ganhar pinturas interativas no asfalto, como figuras geométricas e desenho para o jogo de amarelinha. Ainda resgatando antigas diversões infantis, aquelas que se distanciam do atual mundo conectado virtualmente, cada uma vai receber uma equipe com mediador e recreador e um baú para que as crianças participem de brincadeiras com bola, elástico, chocalhos, petecas, blocos, tampas de panelas.

 

A avenida Professor José dos Anjos, no Arruda, será o ponto principal da campanha. Ela vai receber uma edição especial da “Festa dos Becos”, já realizada anteriormente, mas agora se volta para a primeira infância. Além da programação com o Maracatu Estrela Brilhante, dança, brincadeiras tradicionais e cineclube infantis, haverá um polo da primeira infância com atividades especiais para crianças de zero a seis anos com livros, experiencias sensoriais, jogos adequados a essa faixa etária, atividades para pais e bebês, entre outras.

 

Nesse dia  também será lançado o abaixo assinado online para que as pessoas de toda cidade registrem a defesa da criação de uma lei municipal que institua o fechamento de ruas uma vez por semana para uso da população e especialmente para as crianças brincarem e os pais e cuidadores desfrutarem de espaço seguro com seus filhos pequenos.

 

“É um trabalho de sensibilização com os moradores para que se apropriem de seu espaço geográfico e político, mostrando seu protagonismo na busca por melhorias para as comunidades em prol das crianças pequenas”, coloca Kurt Shaw, coordenador do Projeto e diretor executivo de Usina da Imaginação. Durante 30 dias, outdoors, busdoor e blackbus estarão distribuídos no Recife para convidar as pessoas a assinarem. Após o período de coleta, a Pirilampo Criativo fará a entrega do documento na Prefeitura do Recife.

 

Serviço: A rua tambéé nossa

Data: sábado, 12 de outubro

Horário: a partir das 7h

Local:  Rua Aníbal Falcão (Graças)

             Av. Professor José dos Anjos (Arruda)

             Rua São João da Lagoa (rua da Creche Sementinhas. Iputinga)

             Rua São Luis (Bode)

             Rua Cel Mário Libório (Campina do Barreto)

             Rua Hélio de Albuquerque (Coque)

 Foto: Rodrigo Garcia

Dupla Comunicação

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *