SCGE promove visitas às Unidades de Controle Interno

A Coordenadoria das Ações de Controles Internos (CCI), da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) deu início, nesta semana, ao calendário de visitas às Unidades de Controle Interno (UCIs) distribuídas em todos os órgãos da administração pública estadual. O objetivo é realizar um diagnóstico dessas unidades e fomentar a implantação das Assessorias Especiais de Controle Interno (AECIs) em cada uma das unidades.

Ontem, dia 14, a equipe da CCI, que é ligada a Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC), da SCGE, esteve na Secretaria de Turismo e Lazer (Seturel) e na Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Nestas unidades, o grupo foi recebido por André Quirino e Carolina Rattacasso, titulares do Controle Interno da Seturel e Empetur, respectivamente.

Já na sexta-feira, dia 15, a equipe esteve reunida com os titulares do Controle Interno do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Major Dias; e da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Daniela Cavalcanti. “Nossa expectativa é passar por todas as 50 UCIs até o final do mês de junho”, destaca a diretora da DMAC, Elisângela Lôbo. Além da própria Elisângela, o cronograma de visitas vem sendo executado por Pedro Hilário(Coordenador das Ações de Controle Interno), Cristiane Ferreira (Chefe da Unidade das Ações de Controle Interno) e Sandra Leal (Gestora Governamental de Controle Interno).

“O que nossa equipe vem fazendo, com muito afinco, é primordial para sensibilizar, capacitar e orientar os agentes públicos que atuam na atividade de controle interno da gestão pública estadual. Todo esforço institucional será feito para dar o suporte necessário ao adequado funcionamento das Unidades de Controle Interno em cada órgão”, frisa a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.

ATRIBUIÇÕES – A Coordenadoria das Ações de Controles Internos tem como missão, monitorar e orientar as atividades de controle interno das entidades diretas e indiretas do Poder Executivo Estadual. Outra atribuição é acompanhar as atividades com base nos parâmetros e procedimentos de gestão de risco da entidade.

ESTRUTURAÇÃO – A organização das Unidades de Controle Interno passou por alterações a partir do Decreto 47.087/2019, com regras complementares regulamentadas pela Portaria SCGE 011/2019. Assinado pelo governador Paulo Câmara e publicado no Diário Oficial do dia 02 de fevereiro deste ano, o decreto atende a necessidade de estabelecer mecanismos adequados de governança e assegura a credibilidade da atuação das unidades responsáveis pelo controle interno dos órgãos e entidades da administração pública estadual.

Em sua elaboração, foi levada em consideração a necessidade de identificar os riscos, estabelecer controles organizacionais e aumentar a eficácia dos sistemas de gerenciamento, respectivos. Coordenado pela SCGE, a regulamentação dos processos de trabalho, dos procedimentos e das competências formais do sistema de controle interno contribuirá para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos à sociedade e a outras áreas da administração pública.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria Geral do Estado – SCGE

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *