TJPE promove casamentos em todo o estado

Em maio, durante cerimônias coletivas das Casas de Justiça, 200 casais formalizaram compromisso

Cinquenta casais do município de São Lourenço da Mata, cidade da Região Metropolitana do Recife, trocaram alianças, ontem (12/6). Na data em que se comemora o Dia dos Namorados, os noivos oficializaram a união em cerimônia coletiva realizada durante a II Pauta de Concentrada de Sessões de Conciliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do município. Além dos casamentos, realizados na Câmara Legislativa, e das audiências, que aconteceram no Fórum Desembargador Paulo André Dias da Silva, foram promovidas diversas ações de saúde e cidadania para a população.

As cerimônias coletivas são promovidas pelas Casas de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), unidades vinculadas ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). No Recife, existem as unidades do Bongi e do Coque; em Olinda, funciona no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Olinda (Focca), no bairro do Carmo; além das existentes em Toritama, em Fernando de Noronha e Vitória de Santo Antão. Casais interessados em oficializar a união devem aguardar o agendamento de cada unidade para a realização dos casamentos.

Na ocasião, os interessados devem comparecer à respectiva Casa apresentando cópias de identidade, CPF, certidão de nascimento original e os mesmos documentos de duas testemunhas. Os divorciados devem apresentar também o documento original do registro do divórcio, e as cópias da sentença do divórcio. De lá, sairão com o encaminhamento para o cartório, onde deverão comparecer com os mesmos documentos no dia marcado acompanhados das testemunhas. Todo o trâmite matrimonial é realizado gratuitamente. Além dos casamentos coletivos, o TJPE realiza casamentos civis nas Varas de Família e Registro Civil, com o intermédio dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.Balanço – Durante o mês de maio, 200 casais trocaram alianças em cerimônias coletivas promovidas pelas Casas de Justiça e Cidadania do Coque e do Bongi, no Recife; e da comarca de Toritama, no Agreste. Formalizaram a união 49 casais da comunidade do Coque; 71 casais participaram da cerimônia no Bongi; e 80 casais oficializaram o casamento em Toritama.

Ascom TJPE

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *