VIVA O PAPEL, ABAIXO O PLÁSTICO

De Cláudio de Melo Silva – Olinda/PE

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso. O papel, por ser proveniente de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável. Unir os interesses comuns da indústria da comunicação impressa e daqueles industriários que fabricam ou queiram fabricar embalagens e outros produtos de papel em substituição as embalagens descartáveis de plástico, pode garantir a segurança do meio ambiente agora e no futuro. 

Ainda existem padarias, como a Triunfo Gourmet localizada em frente à Praça Chora Menino em Recife que usa sacolas de papel para embalagem de pães e outros produtos. Esse exemplo deveria ser seguido por outras padarias, além de mercadinhos e supermercados, abolindo de vez as sacolas de plástico que causam muitos danos a natureza.  O governo por sua vez poderia não só proibir o uso do canudinho de plástico como também todo o tipo de material descartável fabricado a partir dessa matéria prima. Por outro lado, deveria incentivar as indústrias e os fornecedores de materiais plásticos para mudarem de ramo e passar a fabricar e comercializar embalagens e outros produtos descartáveis somente a base de papel.

Antigamente as farmácias só utilizavam folha de papel que vinha em bobinas para embrulhar os remédios, enquanto os supermercados e padarias só possuíam sacolas desse material personalizado com a propaganda do estabelecimento. Não é novidade para ninguém que o plástico, de forma indireta, está extinguindo a vida aqui na terra. Se não houver um freio na prática das pessoas em jogar esse material a ermo, ocasionando a obstrução das galerias de águas pluviais, causando enchentes nas grandes cidades, além de exterminar a vida marinha nos marés que estão repletos desse tipo de lixo, estaremos caminhando para o fundo do poço. Ou o governo criminaliza esse tipo de atitude e promove uma vigilância enérgica ou proíbe a fabricação de material plástico e incentiva as indústrias a mudarem de atividade.

 

Caso contrário, o extermínio dos seres vivos em nosso planeta será fato com a ajuda também de outros tipos de poluição, já reclamados na música “XOTE ECOLÓGICO” que não deixa também de ser um protesto contra o assassinato do Chico Mendes, um antigo defensor da Amazônia contra a sua devastação. Confira o clipe vídeo-aula, na voz do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, acessando o link abaixo. Bons festejos juninos para todos e até terça feira, dia 25/06. Não sou político, mas o meu recesso junino começou hoje!

https://www.youtube.com/watch?v=jmqYEOhLpsM

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *